![]() |
Tamboril Ceará |
Operação General Sampaio
GENERAL SAMPAIO NOSSO HERÓI NACIONAL
O município de Tamboril recebeu o alto comando do Exército brasileiro para prestar homenagem ao patrono da arma de infantaria do Exército.
Antonio de Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, na cidade de Tamboril, estado do Ceará. Filho de Antonio Ferreira de Sampaio e Antonia Xavier de Araújo foi criado e educado pelos pais no ambiente simples dos sertões. Cedo revelou interesse pela carreira militar, galgando postos por merecimento graças a inúmeras demonstrações de bravura, tenacidade e inteligência. Foi alferes em 1836; primeiro-tenente em 1839; capitão em 1843; major em 1852; tenente-coronel em 1855; coronel em 1861; general em 1864 e brigadeiro em 1865.
Sampaio teve atuação destacada na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira e das que revidaram as agressões externas na fase do Império. Foi condecorado por seis vezes, período de 1852 a 1865, por Dom Pedro II, então imperador do Brasil.
Recebeu três ferimentos na data de seu aniversário, 24 de maio, na batalha de Tuiuti, em 1866. O primeiro, por granada, gangrenou-lhe a coxa direita; os outros dois foram nas costas. Faleceu a bordo do navio-hospital Eponina, em seis de julho de 1866.
Homem puro e patriota, Sampaio destacava-se por ser capacitado e corajoso, inteiramente dedicado à vida militar. Foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, em 1940, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas.
Em comemoração ao dia da infantaria, o 40° Batalhão de infantaria realizou variadas atividades para comemorar a data, que foi antecipada do dia 24 para o dia 21.
A legião da infantaria vinda de Fortaleza e a tropa do 40° Batalhão de Infantaria sob o comando do tem. Cel. Nicolau dos Santos Filho foram recepcionados pela atual administração de Tamboril para um almoço na cidade. Em seguida, todos se dirigiram para a Fazenda Vitor, local de nascimento do brigadeiro Antonio Sampaio, herói e vencedor da guerra do Paraguai.
Na ocasião com a tropa em formatura, foram prestadas honras militares ao herói nacional e o general Lima Verde descerrou uma placa alusiva ao evento. Foi acesa ainda uma pira cívica pelo bisneto do brigadeiro Sr. Felix Sampaio. Após o término da cerimônia a comitiva retornou à cidade e ao anoitecer a comitiva e a tropa foram recepcionadas pela população que lotou a praça da cidade.
fontes consultadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário