segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MEDALHÃO DA LEGIÃO DE INFANTARIA

 O Medalhão da Legião da Infantaria foi criado pela Legião da Infantaria de Brasília, com a finalidade de realizar uma homenagem especial aos Oficiais da Arma de Infantaria, com mais de 50 anos na Arma, considerando-se como referência, a data de ingresso na Arma, em qualquer época, contando-se, a partir dessa data, ano a ano, em comemoração ao "Jubileu de Ouro na Infantaria".
 A Legião da Infantaria de Fortaleza recebeu em 25 de novembro de 2006, por doação, da Legião de Brasília, expressiva quantidade de medalhões, os quais passaram a ser entregues, aos Oficiais Legionários, em princípio, em formatura alusiva ao Dia da Infantaria.

 Excepcionalmente, a primeira entrega dos referidos Medalhões ocorreu em 15 de dezembro de 2006, por ocasião da Reunião de Final de Ano da Legião da Infantaria, realizada no Círculo Militar de Fortaleza, quando foram entregues os referidos Medalhões aos Legionários das Turmas de Formação, anteriores à 1957, da Escola Militar de Realengo, Escola Militar de Resende e Academia Militar das Agulhas Negras.

 Dentre os Infantes agraciados destacamos os Generais de Exército Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira e Domingos Miguel Antonio Gazzineo, Presidente de Honra e Presidente da Legião da Infantaria, respectivamente, e o General de Divisão Francisco Batista Torres de Melo, antigo Comandante da 10ª Região Militar.

 Em 2008, registrou-se a segunda entrega do Medalhão da Legião, em solenidade militar realizada no 23º Batalhão de Caçadores, no dia 19 de setembro, alusiva ao aniversário de nascimento do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Patrono do Batalhão. Na oportunidade, foram agraciados os Legionários das Turmas da AMAN de 1958 e 1959.






Fontes: http://www.legiaodainfantariadoceara.org/
            http://www.exercito.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário